As Aranhas pertencem a mesma classe dos escorpiões, ácaros, lacrais, centopeias, dentre as quais destacamos a Araneida, a qual pertencem as aranhas. Certas espécies são extremamente férteis chegando a produzir de um a dois mil ovos por ano. Todas as aranhas possuem glândulas produtoras de veneno, porém muito poucas são perigosas para os humanos. As aranhas são carnívoras e alimentam-se apenas de líquidos: elas cospem, exsudam ou injetam sucos digestivos em suas presas e depois sorvem o caldo resultante.
Foneutrismo: os acidentes causados pela Phoneutria sp representam a forma de araneísmo mais comumente observada no país. Apresentam dor local intensa, freqüentemente imediata, edema discreto, eritema e sudorese local.
Loxoscelismo: são descritas duas variedades clínicas:
- Forma Cutânea:é a mais comum, caracterizando-se pelo aparecimento de lesão inflamatória no ponto da picada, que evolui para necrose e ulceração.
- Forma Cutâneo-Visceral:além de lesão cutânea, os pacientes evoluem com anemia, icterícia cutâneo-mucosa, hemoglobinúria. A insuficiência renal aguda é a complicação mais temida. O tratamento soroterápico está indicado nas duas formas clínicas do acidente por Loxosceles. Dependendo da evolução, outras medidas terapêuticas deverão ser tomadas.
Latrodectismo: quadro clínico caracterizado por dor local intensa, eventualmente irradiada. Alterações sistêmicas como sudorese, contraturas musculares, hipertensão arterial e choque são registradas.
Os Soros são encontrados nos Centros Toxicológicos das principais cidades do Brasil e é a medida mais eficaz para pessoas que sofrem picadas de Aranhas, sendo eles:
O Soro Antiaracnídico é utilizado nos acidentes causados por aranhas dos gêneros Loxosceles e Phoneutria.
O Soro Antiloxocélico é utilizado nos acidentes causados por aranhas do gênero Loxosceles.
O Soro Antilatrodetico (importado da Argentina) é utilizado nos acidentes causados por aranhas do gêneroLatrodectus.
As Aranhas são pragas urbanas de grande risco a população, pois além de serem venenosas são alimentos de outros insetos como os escorpiões, contribuindo assim para o ciclo de vida deste inseto também de grande risco a saúde humana.
As empresas de Controle de Pragas Urbanas possuem técnicas diversas para o controle de Aranhas, com aplicação de inseticidas especializados que além de combater este inseto não provocam danos ao imóvel e saúde humana.
FONTES: www.fiocruz.com.br e www.usp.br/pesquisa
Fale com Especialista!
Tire suas dúvidas agora!
(31) 99858-9833