A Limpeza e Higienização de reservatórios e caixas d’água de condomínios, residências, indústrias, comércios e demais estabelecimentos de alimentos e saúde devem ser realizadas por empresas especializadas.

Esta Higienização garante a qualidade da água consumida pelos moradores, funcionários e clientes e consequentemente, a preservação da saúde humana. Infelizmente, esse procedimento que deveria ser realizado de seis em seis meses não é uma constante em todos os edifícios e estabelecimentos comerciais e industriais.

A RDC 216, da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta os setores de alimentação determina que os reservatórios de água devam ser higienizados a cada seis meses. E tal serviço deve ser realizado por empresa especializada e certificada pela Vigilância Sanitária.

Empresas especializadas em limpeza de reservatórios de água realizam a sucção de todas as partículas de sujeiras existentes nas caixas, evitando o entupimento e a contaminação das tubulações.

O descumprimento pelos estabelecimentos de alimentação, caso alguma irregularidade seja encontrada nas vistorias, a penalidade pode ir desde uma multa simples até multas diárias. Se as circunstâncias forem graves, poderá ocorrer à interdição da caixa d’água, se for constatado algum risco grave à saúde pública. Esta interdição durará até que Vigilância Sanitária declare que as irregularidades estão resolvidas.

Até chegar às torneiras para consumo, a água percorre um longo caminho. Inicialmente é bombeada de alguma reserva até uma estação de tratamento, de onde sempre através de tubulação segue para reservatórios de bairro e posteriormente, para as casas, condomínios, indústrias e assim chegando primeiro nas caixas d’água.

Dos reservatórios dos bairros até o consumidor final, há riscos de contaminação, bem como contaminações já existentes podem ser avaliadas progressivamente através de análises de teor de cloro e microbiológicos. Para evitar riscos à saúde dos usuários é recomendado a limpeza e desinfecção com o uso de Hipoclorito de Sódio (cloro) das caixas e reservatórios a cada 6 meses.

Por isso é extremamente importante a contratação de empresas que possuem os certificados de execução dos serviços de limpeza e higienização, acompanhado do Alvará Sanitário, Licença Ambiental e a Anotação de Responsabilidade Técnica de um profissional habilitado para o gerenciamento da execução de tais serviços.

Tais empresas precisam ser equipadas por bombas de sucção e materiais de segurança específicos para os trabalhos em altura e confinado.

FONTE: www.anvisa.com.br