CUPINS (Ordem Isoptera), e BROCAS (Ordem Coleoptera): Estes insetos possuem diferentes hábitos e comportamentos, mas ambos são responsáveis por danos em estruturas de madeiras. Os Cupins produzem dejetos em formatos de grãos, já as Brocas possuem seus dejetos em formata de um pó muito fino, como uma farinha de trigo.

Os Cupins e as Brocas podem ser facilmente identificados. Para diferenciá-los é importante notar a presença de grãos de madeira e observar conforme eles comem a madeira, a digerem, e a excretam. Estas fezes (grãos) obstruem as galerias, e os cupins as “varrem” para fora, desobstruindo seus túneis. Logo, a presença destes grãos, são um sinal inequívoco de que a estrutura deve ser imunizada. A presença de asas não indica, necessariamente, que hajam cupins infestando alguma estrutura de madeira no local. É possível que tenha entrado uma revoada por uma janela aberta, e que tenham perdido as asas neste ambiente. Assim como é possível que tenham saído de dentro de uma galeria existente em uma estrutura de madeira que esteja no ambiente.

Sobre os danos causados por estes insetos, sem duvida os cupins, que vivem em grandes colônias, e vivem praticamente até consumirem todo o alimento disponível. As brocas tem um ciclo de vida curto, não formam colônias, e são combatidas através de um tratamento superficial das estruturas infestadas.

É possível eliminar Cupins e Brocas sem ajuda de empresas especializadas, porém além das empresas possuírem conhecimentos específicos, de prática na localização das colônias de cupim, de conhecimento dos cupinicidas e dos equipamentos de proteção adequados,  possuem os equipamentos necessário e corretos para o combate as infestações. E assim muitas pessoas, após várias tentativas frustadas em eliminar cupins, acreditam que a única solução é substituir a peça de madeira infestada, o que é um erro. É muito mais econômico contratar um serviço de qualidade que substituir uma peça.

Desta forma se você está vendo aquele farelinho de madeira aparecendo sempre no mesmo local, é sinal de que está com uma infestação por cupins. Se for imunizado a tempo o móvel terá um dano reduzido. Caso contrário, com o passar do tempo o dano fica tão grande que perde-se o móvel. Então a pesquisa por empresas especializadas em executar o procedimento de Descupinização é o melhor e mais econômico caminho, pois empresas especializadas em Controle de Pragas Urbanas certificadas pela Vigilância Sanitária possuem técnicas e pessoal capacitado para melhor resolver este problema.

 

FONTES: www.fiocruz.com.br e www.usp.br/pesquisa